Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro


Home > Eventos > CONVITE: SEMINÁRIOS PGCST (12/09/2019): Dados para o desenvolvimento sustentável


CONVITE: SEMINÁRIOS PGCST (12/09/2019): Dados para o desenvolvimento sustentável

Seminários PG-CST

Data: 12/09/2019 – quinta-feira
Local: Auditório do Lambda– Prédio Lambda– INPE/SJC
Horário: 14h30min

Palestrante: Francesco Gaetani

Título:  Dados para o desenvolvimento sustentável

Resumo:
A transição para uma sociedade mais sustentável na América Latina e no Caribe exige um forte “impulso ambiental”, cuja realização plena depende da capacidade dos países da região de adotar políticas transformadoras capazes de impactar e mudar os complexos caminhos socioeconômicos subjacentes aos fatores propulsores de mudança ambiental.
Para que essa mudança de paradigma ocorra, ela precisa ser apoiada por uma estrutura de informações inclusiva e coerente, com base em dados ambientais, sociais e econômicos desagregados e abertos de alta qualidade.
Essa estrutura de informações relevantes para as políticas é fundamental para informar (e ouvir) a sociedade, criar preocupações públicas sobre questões ambientais e acompanhar o progresso em relação à dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável. Fontes de dados novas e mais acessíveis, novos modelos de colaboração para parcerias e formação de equipes, juntamente com tecnologias inovadoras e ampla capacidade computacional, podem permitir uma estrutura eficaz e sustentável para a tomada de decisões e políticas com base em evidências, melhorando a participação do público e a inclusão em setores do ambiente, economia e sociedade latino-americanos.Perfil:
Francesco Gaetani é Coordenador Regional do programa Meio Ambiente em Revisão no Escritório Regional do PNUMA para a América Latina e o Caribe na Cidade do Panamá. Seus interesses de pesquisa se concentram no uso da observação da Terra para avaliação, previsão e mitigação de riscos naturais. Nos últimos 20 anos, ele tem atuado globalmente em projetos focados em sistemas para avaliar e antecipar o efeitos de variáveis ​​meteorológicas em eventos extremos relacionados ao clima.
A pesquisa mais recente de Gaetani diz respeito ao desenvolvimento de sistemas integrados para alerta precoce e realocação de recursos para riscos de inundações e incêndios.