Você está em:
Home > Programação



Confira aqui os horários dos palestrantes:

** Palestras e Mesa-redonda em inglês

 

 

 

 

Dia 1 – 22/11

____________________

Antonio Donato Nobre

Graduado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1989) e PhD em Ciência do Sistema Terrestre (Biogeoquímica) pela Universidade de New Hampshire (1994). Foi pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia por 33 anos, e atualmente é pesquisador Titular no Centro de Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Myanna Lahsen

Graduada em Literatura Ingles e Antropologia, Doutora em Antropologia, Pós-Doutorado no NCAR e Pós-Doutorado em Harvard. Ela é pesquisadora Titular III no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mas atualmente atua como Professor Associado na Universidade de Wageningen, no Departamento das Ciências Sociais.

Ailton Krenak

Ativista indígena da etnia Krenak, fundou em 1988 a União das Nações Indígenas e, em 1989, o movimento Aliança dos Povos da Floresta. Em 2016, recebeu o título de professor doutor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde leciona as disciplinas Cultura e História dos Povos Indígenas e Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais, no curso de especialização. Atualmente, além de ser roteirista e apresentador, dirige o Núcleo de Cultura Indígena.

Gilberto Câmara

É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente ele é aposentado, mas continua a trabalhar no INPE como Pesquisador Colaborador.

 

Dia 2 – 23/11

____________________

Susanne Börner

Possui especialização em European Studies pela Universidade de Maastricht (2008), mestrado em Ciencias ambientais pela Universidade Autonoma de San Luis Potosi (2013), mestrado em Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos pela Technische Hochschule Köln TH Köln (2013), mestrado em Relações e Organização Internacional pela Universiidade de Groningen (2009) e doutorado em Ciencias políticas pela Goethe Universität Frankfurt am Main (2017). Atualmente é Pesquisadora da Universidade de Birmingham e Consultora da GOPA Consultants.

Miguel Trejo

É graduado em Gestão Sustentável das Zonas Costeiras pela Universidade Nacional Autônoma do México, Mestre em Gestão de Riscos de Desastres pelo Instituto para Educação sobre Água – UNESCO e atualmente, é doutorando em Ciência do Sistema Terrestre no INPE.

Ricardo Hugo Quiroga

Se formou em Medicina Animal com ênfase em gestão de ecossistemas e fez mestrado em Gestão de Unidades de Conservação e Desenvolvimento Ecorregional. Atualmente, trabalha no Laboratório de Ciências Terrestres do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, Greenbelt, MD. 

Philip Martin Fearnside

Graduado em Biologia – Colorado College (1969), mestrado em Zoologia – Universidade de Michigan – Ann Arbor (1974) e doutorado em Ciências Biológicas – Universidade de Michigan – Ann Arbor (1978). Atualmente é pesquisador titular iii do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

 

Dia 3 – 24/11

____________________

Celso von Randow

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningenrsity, Holanda (2007). Trabalha atualmente no Centro de Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Paola Arias

É bacharel em engenharia civil e mestre em recursos hídricos pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre em ciências terrestres e atmosféricas do Intituto de Tecnologia Georgia, Doutora em ciências geológicas pela Universidade do Texas e pós-doutorado no Centro de Excelência para Pesquisa em Clima e Resiliência. Atualmente ela é cientista do clima e professora da Escola Ambiental da Universidade de Antioquia (Colômbia).

Lincoln Alves

É graduado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre no INPE.

 

Dia 4 – 25/11

____________________

Nara Perobelli

Gestora ambiental, atua como facilitadora do Grupo de Trabalho em Gênero e Clima.

Ana Cristina Nobre da Silva

Socióloga, consultora na área socioambiental.

Andréia Coutinho Louback

Jornalista ambiental, mestra em Relações Étnico-raciais e Humphrey Fellow (University of California Davis).

Lígia Galbiati

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e mestrado profissional em Conservação da Fauna pelo convênio UFSCar/Fundação Parque Zoológico de São Paulo (2017). Atualmente é doutoranda no Programa Ambiente e Sociedade pelo IFCH/Unicamp, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam).

Judith Verstegen

Graduada em Ciências, com foco em Ciências da Terra na Universidade Utrecht, Mestre em Ciências, na área de Sensoriamento Remoto e GIS e doutora em modelagem espaço-temporal do us do solo. Atualmente é professora assistente no Laboratório de Geoinformática e Sensoriamento Remoto na Universidade de Wagingen noss Paises Baixos.

Caroline Mourão

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2010) e doutorado em Ciência do Sistema Terrestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2015). Atualmente é tecnologista em extremos meteorológicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Samia Suleiman

Graduação e Licenciatura em Letras (USP), Mestrado em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais, Universidad de Alicante, Espanha, Doutora e Mestre em Educação (USP) e Pós-Doc em Ciências Ambientais, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (SP). Atualmente é Pós-doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, Universidade Federal do ABC.

Marina Correa

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (IB-USP) e Mestre em Ciência Ambiental (IEE-USP). Atualmente é Membra da Secretaria Executiva da Liga das Mulheres pelo Oceano.

Ana Paula Soares

Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (1986), com especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp (2011), Mestre em Divulgação Científica e Cultural no Labjor/IEL/Unicamp (2013) e atualmente, doutoranda em Ambiente e Sociedade pelo Nepam/IFCH/Unicamp.

 

Dia 5 – 26/11

____________________

Elaine Gomes dos Reis Alves

Psicóloga; Mestrado pela FOUSP, Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia USP e Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia USP. Atualmente ela é sócia fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia.

Jussara Carvalho

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1981), mestrado em Saneamento e Hidráulica pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP (1985) e doutorado em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP (2011). Atualmente é Chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA na SIMA – estado de São Paulo.

Pedro Roberto Jacobi

Graduado em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design – Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre Docente em Educação -USP. Atualmente é Professor Titular Senior do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP.

Angelo Costa Gurgel

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e pós-doutorado no MIT Joint Program em Ciência e Política das Mudanças Globais (2007-2008). É Livre Docente pela Universidade de São Paulo e foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP, 2004 a 2011). Ocupa o cargo de “Research Scientist” no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change desde 2020.

Jean Ometto

Graduado e Mestre em Agronomia pela USP, Doutor em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) e Pós-Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de Utah nos Estados Unidos. Atualmente é Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, professor do pós-graduação no CCST/INPE e Professor colaborador do PPG do NEPAM (UNICAMP).